Se você está pensando em se candidatar nas próximas eleições, este artigo é para você. Aqui, compartilhamos cinco dicas valiosas que podem fazer toda a diferença na sua campanha eleitoral.
O primeiro passo para uma campanha eleitoral bem-sucedida é acertar o discurso e saber se o que você tem a dizer é o que as pessoas querem ouvir.
Você pode usar a internet para isso, publicando um vídeo e impulsionando-o para avaliar a reação do público.
Outra opção é realizar pesquisas qualitativas, contratando um instituto para formar grupos focais.
Uma terceira opção, mais informal e econômica, é conversar com as pessoas em locais públicos, como bares, bancas de jornal e postos de gasolina.
Não anuncie sua candidatura muito antes da eleição. A maioria das pessoas só começa a se preocupar com a eleição nos últimos 40 dias.
Além disso, evite prometer resolver todos os problemas antes do tempo. As pessoas precisam estar prontas para ouvir suas propostas.
Portanto, lance sua narrativa de acordo com o relacionamento que você constrói com as pessoas.
Mas quanto antes você começar a se planejar, conversar com as pessoas e montar sua estrutura de campanha, melhor.
Ninguém consegue ser eleito fazendo campanha apenas nos 45 dias oficiais. Planejamento é tudo.
Para ter uma campanha eleitoral bem-sucedida, é fundamental cadastrar e motivar seus apoiadores. Use todos os meios possíveis para isso: faça porta a porta, cadastre e-mails e crie listas de transmissão no WhatsApp.
Lembre-se de que manter uma comunicação constante com seus apoiadores é crucial para o sucesso da sua campanha.
Conheça o melhor e mais completo sistema de gerenciamentos de campanhas eleitorais do Brasil, faça um teste grátis no SGP. Lá você consegue fazer cadastro dos seus eleitores, usar a geolocalização para saber as regiões que tem maior potencial de votos, enviar e-mail e sms para manter sua base engajada e muito mais.
Além de todas essas funcionalidades, o SGP ainda tem um aplicativo para IOS e Android que você pode usar para cadastrar as pessoas diretamente do seu celular em qualquer situação. Seja na rua, em uma visita ou em alguma reunião.
Torne-se uma referência no tema que escolher para sua campanha. Fale muito sobre ele e mostre sua profundidade de conhecimento.
Restrinja o número de pautas: candidatos a prefeito geralmente não devem passar de 5 pautas e candidatos a vereador devem focar em duas ou três no máximo.
Depois que definir seus temas, você precisa produzir conteúdos sobre eles e postar na internet.
Hoje em dias as pessoas não querem mais ir até um comício ou reunião para ouvir o que você tem a dizer, elas querem abrir o youtube, digitar seu nome lá e encontrar algo interessante.
As redes sociais podem ser uma faca de dois gumes. Lembre-se de que as redes sociais são ambientes de entretenimento e relacionamento, então evite ser muito duro ou falar apenas de política.
Mostre sua vida, compartilhe suas crenças e acima de tudo de sua opinião sobre os assuntos que estão acontecendo no mundo.
A boa publicidade, é aquela que sai da vida das pessoas e volta para lá com um toque especial e diferente. Ou seja, a boa publicidade tem referências do cotidiano das pessoas e interage com ele.
Não adianta você falar de algo que não está inserido na vida das pessoas, pois elas não vão te dar atenção.
E para conquistar a atenção das pessoas com algo muito diferente daquilo que elas conhecem, você precisa ser muito bom na criação de narrativas e storytelling.
Então, a nossa dica para você que deseja usar as redes sociais é essa: procure por assuntos que as pessoas já estão falando e dê sua opinião.
Coloque no seu discurso algum diferencial, algo que as pessoas vão lembrar de você depois.
Essas são as cinco dicas essenciais para começar uma campanha eleitoral. Lembre-se de que cada campanha é única e requer uma abordagem personalizada.
No entanto, essas dicas podem servir como um bom ponto de partida. Boa sorte na sua jornada política.
Fonte: Gerenciamento Político
A Vazto é uma empresa líder no mercado, com mais de 15 anos de experiência e especializada em transformação digital.
Nosso compromisso principal é conduzir instituições e pessoas para o futuro.